Entrega da Medalha do Mérito da Educação Física é marcada pela emoção - CREF3/SC - Conselho Regional de Educação Física de SC
Ausência de responsável técnico, a principal irregularidade nos estabelecimentos
3 de setembro de 2013
Audiência Pública terá transmissão ao vivo pela Internet
5 de setembro de 2013

Entrega da Medalha do Mérito da Educação Física é marcada pela emoção

   Pelo quarto ano seguido, o Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina (CREF3/SC) homenageou três profissionais de Educação Física e uma entidade com a entrega da Medalha do Mérito da Educação Física 2013. A outorga, em solenidade realizada no dia 30 de agosto, em Florianópolis, abriu a semana do profissional de Educação Física. A Medalha do Mérito da Educação Física é a maior honraria atribuída àqueles que, de forma notável ou relevante, contribuíram para o engrandecimento e defesa da profissão. Instituída pela Resolução Nº 048 de 02 de julho de 2009, a outorga leva o nome do Professor Murillo Barreto de Azevedo, fundador e diretor, em 1970, do primeiro curso de graduação em Educação Física em Santa Catarina, atual Univille, em Joinville.

   “O objetivo desta iniciativa é resgatar a história de quem fez a história da Educação Física em Santa Catarina. Aqueles que lá, no chão batido da escola, foram ilustres e honrados. Aqueles que a comunidade nunca os esquece”, definiu o idealizador da iniciativa, o conselheiro Vitélio Jacinto Daniel, acrescentando que por mais significativa e simbolismo que possa representar a medalha, a peça não substitui o contentamento e o sorriso daquelas crianças, jovens e adultos que se oportunizaram estar assistidos por professores da qualidade dos homenageados. Vitélio esteve entre aqueles que não seguraram a emoção ao longo da solenidade.

   “Um reconhecimento dessa grandeza é muito prazeroso. Fica um sentimento de que nosso dever foi cumprido”, comemorou o homenageado Hilmar Luiz Clasen, 62 anos. “A gratidão é a memória do coração. Todo reconhecimento às pessoas que contribuíram para o crescimento e engrandecimento do ser humano é válido. Tivemos uma pequena parcela de contribuição a muitos educandos que passaram em nossas mãos”, Roque Rohr, um dos homenageados da noite. Para o presidente do CREF3/SC Eloir Edilson Simm, a homenagem retrata o reconhecimento da classe profissional representada pelo CREF àqueles que se tornaram líderes pelo exemplo. “Eles estão entre muitos exemplos de boas práticas aos profissionais que temos no estado”, definiu Eloir Simm.

   Desde 2010 já foram contemplados com a honraria da Educação Física catarinense 12 profissionais (pessoas físicas) e quatro empresas: Hercides José da Silva, Sonia Regina Neckel Goulart, Vicente Schlickmann Rottgers e a Universidade da Região de Joinville, a Univille (2010); José Antônio Carrilho, Liana Rossel, Pedro Paulo Flores e San Corpore Academia (2011); Neusa Maria Búrigo, Luciano Sulino da Silva, Sidnei Dorneles da Silva e Centro de Educação e Treinamento Esportivo Joni Ltda (2012); Hilmar Luiz Clasen, Luiz Antônio Zarelli Martinez, Roque Rohr e Racer Academia de Ginástica Ltda (2013).

Perfil dos homenageados de 2013

Luiz Antônio Zarelli Martinez: Natural de Presidente Prudente (SP), possui 62 anos. É licenciada em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física da Alta Paulista, com especialização em Educação Psicomotora. Em 2011 recebeu o Troféu Memórias Lages, menção honrosa por 30 de trabalhos prestados ao Estado. Aposentado, dedicou 31 anos de sua vida ao exercício da profissão em Lages e região, sendo técnico de equipes em várias modalidades, entre elas o futsa l, onde revelou a atleta Andréia dos Santos, a “Maicon”, da Seleção Brasileira de Futebol Feminino.

Hilmar Luiz Clasen: Com 60 anos, nasceu em São Pedro de Alcântara, na região da Grande Florianópolis. É licenciado em Educação Física pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), com especialização em psicomotricidade. É cidadão honorário criciumense e detentor da Medalha Gastorina Lobo Santiago pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Aposentado, tendo 35 anos de atuação na área de Educação Física, atualmente em atividades sociais na modalidade de futsal feminino. Acumula dezenas de títulos como atleta e técnico em diversas competições, entre elas os Jogos Universitários e Jogos Abertos de Santa Catarina. Foi ex-jogador do Avaí e o Comerciário, atual Criciúma.

Roque Rohr: Nasceu em 1950, em Itapiranga-SC. Licenciado em Educação Física pela Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior em Novo Hamburgo-RS, com especialização em Metodologia de Ensino, Gestão Escolar e Teologia. Com 35 anos dedicados à profissão, sendo 23 deles exercendo função na Comissão Municipal de Esporte de Tunápolis, Roque foi professor em diversas escolas da região de Tunápolis, tendo iniciado carreira aos 19 anos, quando foi convidado para trabalhar nas séries iniciais na Escola Agrícola São José, em Itapiranga, onde ficou até 1977, quando saiu para iniciar seu curso superior em Educação Física.

Racer Academia de Ginástica Ltda: Fundada em 1991, a Academia Racer, situada no bairro Trindade, em Florianópolis, está entre as primeiras empresas a aderir o sistema CONFEF/CREF na área de prestação de serviços em atividades físicas. Foi a 105ª a obter o registro no início da instalação do CREF3/SC, em 1999. A Racer aparece como pioneira a construir instalações próprias e específicas para o desenvolvimento das atividades físicas com o objetivo de atender seus usuários com qualidade e segurança. Atualmente é considerada uma referência para os novos investidores na área de prestação de serviços em atividades físicas.

 

Na foto abaixo, da esquerda para direita: Hilmar Luiz Clasen, Roque Rohr, Gilberto Zacouteguy e Maria Cristina Bartczak (Racer Academia) e Luiz Antônio Martinez os homenageados de 2013

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *