Alteração de Categoria

Para efetuar a alteração de sua categoria no CREF3/SC, é necessário reunir toda a documentação listada abaixo e apresentá-la pessoalmente ou por Correios, no endereço de nossa sede (Rua Afonso Pena, nº 625 – Bairro Estreito – Florianópolis/SC – CEP 88070-650).

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

  • Requerimento de Alteração de Categoria, devidamente preenchido e assinado;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Cópia autenticada do Diploma de Licenciatura e/ou Bacharelado em Educação Física (frente e verso);
  • Cópia autenticada do Histórico Escolar Universitário de Licenciatura e/ou Bacharelado em Educação Física;
  • 1 (uma) foto 3×4, recente e de frente, para documento oficial (colorida e com fundo branco, sem óculos e sem sorriso);

Será necessário ainda, a coleta da impressão digital em campo próprio do Requerimento de Alteração de Categoria. Assim, procure qualquer local em sua região que tenha disponível um coletor de impressão digital (ou até mesmo uma almofada de carimbo) e realize o procedimento, seguindo as instruções disponibilizadas em vídeo. Verifique também exemplos aceitos e não aceitos de impressão digital, acessando este arquivo.

A coleta da impressão digital também poderá ser realizada na sede do CREF3/SC.

Além disso, caso o seu registro profissional possua alguma pendência documental, não será possível a confecção da sua Cédula de Identidade Profissional. Assim, é importante conferir se sua situação documental está em dia, entrando em contato com o CREF3/SC.

Recém-Formados

No caso dos recém-formados, que JÁ TENHAM COLADO GRAU e cuja data de colação de grau não seja superior a 24 (vinte e quatro) meses, a cópia autenticada do Diploma poderá ser substituída por Certidão, Certificado ou Declaração de conclusão do Curso de Educação Física, emitida e assinada pela Instituição de Ensino Superior.

A alteração de categoria somente poderá ser efetuada após a colação de grau, não sendo aceitos documentos informando a previsão de colação de grau.

Importante

Para fins de alteração de categoria, não serão aceitos requerimentos com preenchimento incompleto ou sem assinatura e nem a falta de documentos.

Nos itens em que são solicitadas as cópias autenticadas, poderão ser apresentadas cópias simples dos documentos, desde que sejam levadas pessoalmente na sede do CREF3/SC e acompanhadas das vias originais. Não nos responsabilizamos pelo envio de documentos originais por correio.

O prazo para análise da documentação encaminhada por correspondência é de até 15 dias úteis. Após análise e deferimento da documentação enviada, será realizado a alteração de categoria e o CREF3/SC encaminhará e-mail informando sobre a alteração.

No caso da apresentação dos documentos pessoalmente na sede do Conselho, a alteração de categoria poderá ser realizada na hora, se toda documentação estiver correta, bem como a entrega da nova Cédula de Identidade Profissional.

Envio da Cédula de Identidade Profissional por Correspondência

Caso seja solicitado o envio da Cédula de Identidade Profissional por correspondência, após a realização da Alteração de Categoria, o CREF3/SC irá encaminhar por e-mail, boleto referente à taxa de envio da Cédula. O encaminhamento da Cédula será feito somente após o pagamento de tal taxa, sendo feito por “mão própria”, ou seja, somente o próprio profissional poderá receber a correspondência. Os Correios tentarão realizar a entrega em 3 (três) oportunidades.

Caso não seja possível, será deixado uma notificação para retirada em uma das agências dos Correios. A correspondência ficará determinado período de tempo em tal agência, sendo devolvida ao conselho caso não seja realizada a retirada. Caso a correspondência retorne ao conselho por ausência do destinatário, será gerada uma nova taxa de envio.