Registro de Especialidade

Para efetuar o registro de Especialidade no CREF3/SC, é necessário reunir toda a documentação listada abaixo e apresentá-la pessoalmente ou por Correios, no endereço de nossa sede (Rua Afonso Pena, nº 625 – Bairro Estreito – Florianópolis/SC – CEP 88070-650).

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

  • Requerimento de Registro de Especialidade, devidamente preenchido e assinado;
  • Cópia da Cédula de Identidade Profissional (CIP);
  • Cópia autenticada do Certificado de Conclusão de curso (frente e verso) emitido por instituição credenciada junto ao Ministério da Educação para oferta de curso de Latu Sensu ou certificado de conclusão de curso realizado no âmbito do Termo de Cooperação entre o Conselho Federal de Educação Física e entidades nacionais de administração do desporto, em nível nacional, conforme definido em Resolução do CONFEF;
  • Cópia do histórico de Conclusão de curso emitido por instituição credenciada junto ao Ministério da Educação para oferta de curso de Latu Sensu;
  • Apresentar documento que comprove no mínimo 1 (um) ano de exercício profissional na especialidade em que solicita registro (Carteira de Trabalho ou Certidão ou Contrato de Trabalho).

Após análise e deferimento da documentação enviada, será realizado o Registro de Especialidade e o CREF3/SC encaminhará via correios uma Certidão de Registro de Título de Especialidade, conforme modelo definido pelo CONFEF (Anexo III da Portaria nº 234/2017). Não há registro da especialidade na Cédula de Identidade Profissional.

IMPORTANTE:

De acordo com a Portaria CONFEF nº 234/2017:

Art. 3° O Título de Especialista registrado pelo Sistema CONFEF/CREFs não assegura ao Profissional de Educação Física a ampliação do seu campo de intervenção profissional obtido por ocasião da sua graduação, nem lhe concede o direito de exercício profissional em área diferente daquela obtida em curso de graduação e registrada na sua Cédula de Identidade Profissional – CIP.

Art. 7º O registro de Especialista será efetivado considerando o máximo de 02 (duas) Especialidades Profissionais.

Art. 12º Havendo diferença entre o nome do curso do requerente e a Especialidade Profissional aprovada pelo CONFEF, o CREF deverá fazer a equiparação dos termos conforme indicado na Tabela de Equiparação de Terminologia de Especialidade Profissional em Educação Física do sistema CONFEF/CREF’s (Anexo II da Portaria nº 234/2017).