Encontro traz temas como exercícios em espaços públicos e reabilitação pulmonar - CREF3/SC - Conselho Regional de Educação Física de SC
Vanderlei Cordeiro de Lima fará palestra no CEFID
28 de setembro de 2011
Empresas investem em práticas esportivas para motivar funcionários
4 de outubro de 2011

Encontro traz temas como exercícios em espaços públicos e reabilitação pulmonar

O 21º Seminário de Iniciação Científica da UDESC foi encerrado na sexta-feira, 30 de setembro, no CEFID, depois de dois dias apresentações de trabalhos científicos de graduação e pós-graduação, no auditório do centro. O encontro, realizado este ano em nove centros da universidade, reúne os resultados de artigos publicados e relatórios finais dos projetos de pesquisa vinculados ao Programa de Iniciação Científica da UDESC.

Resumos dos trabalhos de graduação do CEFID

Resumos dos trabalhos de pós-graduação do CEFID

No segundo dia, foram apresentados 20 trabalhos de estudantes de graduação e três de pós-graduação no CEFID, nas áreas de Educação Física e Fisioterapia

Academias públicas

Um dos estudos avaliou o serviço prestado pelas academias de ginástica para a terceira idade montadas em espaços públicos de Florianópolis. O estudo foi apresentado pela estudante Paula Teixeira Quinaud, do curso de bacharelado em Educação Física, e orientado pela professora Giovana Zarpellon Mazo.

A pesquisa ouviu usuários dessas academias e apontou necessidade de melhorar o serviço público, com programas de exercícios físicos planejados e supervisionados por profissionais de Educação Física. No CEFID, o Grupo de Estudos da Terceira Idade (Geti) oferece cerca de 10 programas desse tipo, gratuitamente.

Reabilitação Pulmonar

Outro estudo avaliou os benefícios clínicos e econômicos de um programa de reabilitação pulmonar com ênfase em exercícios físicos, para pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica, comum em fumantes. O estudo foi apresentado pela estudante Nayara Rabelo, com orientação do professor Tales de Carvalho.

A pesquisa avaliou 30 pacientes com diagnóstico da doença, em estágio moderado a grave, dividido em dois grupos. Como conclusão, o grupo submetido ao programa de reabilitação pulmonar teve um custo menor de tratamento – em razão de menos internações -, além de benefícios clínicos maiores. O Núcleo de Reabilitação Pulmonar do CEFID já mantém um programa desse tipo.

Assessoria de Comunicação do CEFID/UDESC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *