Dia Mundial da Atividade Física: Três em cada dez brasileiros praticam atividades físicas com regularidade - CREF3/SC - Conselho Regional de Educação Física de SC
Rio do Sul recebe Workshop de Capacitação e Atualização Profissional do CREF3/SC
6 de abril de 2018
CREF2/RS e CREF3/SC realizam nova ação conjunta em municípios de fronteira
9 de abril de 2018

Dia Mundial da Atividade Física: Três em cada dez brasileiros praticam atividades físicas com regularidade

dia atividade física confefA prática da atividade física e seus benefícios para a saúde, qualidade de vida e até mesmo para a produtividade do indivíduo são muito conhecidos, porém, pouco aproveitados. De acordo com relatório divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), somente 30% da população brasileira pratica esportes e atividades físicas regulares.

Esse dado, divulgado em 2017, reflete uma realidade muito comum entre os brasileiros. É comum a procura por atividades físicas relacionadas ao cuidado com o corpo quando o verão se aproxima, ou quando há recomendação médica, por exemplo. “No entanto, recomenda-se que a prática de atividade física seja regular e com acompanhamento de um profissional de Educação Física. O cuidado com a saúde e a manutenção de um estilo de vida ativo previne o surgimento de doenças e auxilia no tratamento de inúmeras enfermidades, além de contribuir para uma maior disposição nas tarefas da vida diária”, explica Irineu Wolney Furtado (CREF 003767-G/SC), presidente do Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina – CREF3/SC.

De acordo com o presidente, é preciso ampliar a compreensão do papel da prática esportiva e de atividades físicas como ferramenta para melhorar a qualidade de vida. “O foco deve ser a promoção da saúde e não somente o tratamento e/ou prevenção de doenças”, destaca. Para tanto, a orientação de um profissional de Educação Física é fundamental para que seja correta a execução do exercício físico, evitando lesões e estimulando a saúde. “Como profissional de saúde, com conhecimentos de anatomia, biomecânica e da fisiologia do exercício, o profissional de Educação Física é capaz de prescrever exercícios físicos, levando em conta o tipo físico e o condicionamento do indivíduo”, completa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *