Caminhada em busca da saúde em Forquilhinha - CREF3/SC - Conselho Regional de Educação Física de SC
Comissão discute ginástica laboral como área de atuação da Educação Física
13 de setembro de 2011
CREF3/SC participa do lançamento do Prefeitura Cidadã
27 de setembro de 2011

Caminhada em busca da saúde em Forquilhinha

A dona de casa Maria Borges da Rosa de 57 anos não conseguia caminhar nem andar de bicicleta por conta de uma freqüente dor no joelho. Desde que teve início o Projeto Caminhada Orientada da Associação dos Clubes de Mães de Forquilhinha, ela está caminhando todos os dias e ainda perdeu seis quilos, que veio de lucro. “Sempre gostei de caminhar, mas sozinha e na rua não gostava”, conta. Quando a pista de caminhada do complexo esportivo do Bairro Santa Isabel, ficou pronta, logo veio o projeto e a vontade de caminhar voltou. “O melhor de tudo é que tem orientação e daí a gente faz tudo certinho’, comenta Maria, que hoje não sente mais dores no joelho.

Profissionais de Educação Física se revezam nos dias e horários das caminhadas que acontecem em pelo menos 17 bairros ou loteamentos do Município. Nenhuma pessoa começa a caminhar sem alongamento e aquecimento. ‘Os exercícios antes e depois previnem dores e luxações’, comenta as professores Joziani Trombim e Thalita Campanhoni Colonetti, duas das profissionais que acompanham os grupos.

“O objetivo principal é a promoção e prevenção da saúde, através do incentivo a prática de atividades físicas”, comentou a presidente da Associação dos Clubes de Mães de Forquilhinha Marilda Casagrande Alexandre, autora do projeto. A iniciativa tem o apoio das secretarias municipais de Cultura, Esporte e Turismo, de Saúde e Associação Forquilhinhense dos Grupos da Terceira Idade.

Quem mora no Centro ou no Bairro Nova York, além da caminhada tem orientação para usar os aparelhos das academias populares. No Bairro Nova York um profissional permanece no local as segundas, quartas e sextas-feiras das 17 às 18 horas. Já na academia do Centro, nas terças e quintas das 9h30min às 11h30min, das 13h30min às 15h30min e das 17 às 18 horas. Qualquer pessoa pode contar com o auxílio do profissional, mesmo não participando da caminhada.

Fonte: Sul Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *