Acadêmico da Udesc realiza trabalho sobre a origem do conhecimento profissional dos treinadores no futebol de Florianópolis - CREF3/SC - Conselho Regional de Educação Física de SC
Arbitragem catarinense se destaca no voleibol
23 de julho de 2012
Contagem de medalhas ou valorização do esporte?
27 de julho de 2012

Acadêmico da Udesc realiza trabalho sobre a origem do conhecimento profissional dos treinadores no futebol de Florianópolis

Luiz Eduardo Simas estudou a origem do conhecimento profissional dos treinadores de jovens no futebol de Florianópolis, em trabalho de conclusão de curso de Educação Física da Universidade do Estado de Santa Catarina. Conheça o trabalho clicando aqui.

RESUMO – CONCLUSÃO

Por sempre ter praticado futebol quando criança e também na adolescência em jogos escolares e não ter me tornado atleta, resolvi me dedicar ao curso de Educação Física com o intuito de seguir na área, e quem sabe me tornar um treinador. 

Após quatro anos de Universidade, chegou o momento para a realização do trabalho de conclusão de curso com um tema de minha escolha e que iria utilizar para minha vida futura. A partir dessa possibilidade, não pensei duas vezes, e fui em busca da pesquisa com os treinadores de futebol.

O trabalho foi realizado sob a forma de entrevistas estruturada e semi-estruturada, entrevistando seis treinadores das categorias de base do Avaí Futebol Clube e do Figueirense Futebol Clube, sendo três treinadores de cada clube, todos profissionais graduados em Educação Física e registrados no CREF3/SC. No Avaí, a pesquisa foi realizada com os treinadores do mirim/pré-mirim, infantil e juvenil, enquanto que no Figueirense foram entrevistados os treinadores das categorias infantil, juvenil e júnior. 

Fui bem recebido e tive todos os questionamentos claramente atendidos pelos treinadores, facilitando o diálogo e conseqüentemente a entrevista, que por sinal, foi muito produtiva, consegui explorar uma gama imensa de informações, como a biografia, influências, experiência pessoal e profissional, as fontes de conhecimentos, a filosofia imposta nos treinos, modos de lidar com os atletas, planejamento tático, entre outros aspectos. 

O trabalho de conclusão de curso superou minhas expectativas e seguiu a linha de raciocínio que pretendia realizar desde o momento que ingressei na Universidade. Pretendo seguir uma carreira no futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *