UFSC inaugura Campo Atlético CDS/UFSC - CREF3/SC - Conselho Regional de Educação Física de SC
Anuidades do exercício 2015
25 de março de 2015
Agentes de Orientação e Fiscalização seguem visitas no Estado
6 de abril de 2015

UFSC inaugura Campo Atlético CDS/UFSC

A Universidade Federal de Santa Catarina inaugurou na tarde da quinta-feira, 26 de março, o Campo Atlético CDS/UFSC, integrante da Rede Nacional de Treinamento em atletismo. A nova pista teve investimento de R$ 7,7 milhões do Ministério do Esporte e será certificada pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) na classe 2. Além dos clubes de atletismo da região e competições de alto rendimento, a pista deve receber projetos de pesquisa e extensão que atendam tanto aos alunos como à comunidade em geral com praticas de iniciação esportiva. 

A cerimônia contou com a presença do ministro do Esporte, George Hilton, de representantes do governo estadual, além do superintendente da Fundação Municipal de Esportes, Dilnei Preve Bittencourt, representando o prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior; de diretores de centro, pró-reitores e secretários, da conselheira Michele de Souza (CREF 003064-G/SC), representando o CREF3/SC e de Marino Tessari (CREF 000007-G/SC), 2º Vice Presidente do CONFEF, representando o Conselho Federal de Educação Física e do supervisor de atividades externas do CREF3/SC, Juliano Prá (CREF 000258-G/SC).

O ministro do Esporte, George Hilton, destacou a necessidade da implantação de políticas públicas para fomentar a atividade física. “O maior legado que eventos como a Copa e as Olimpíadas podem deixar é imaterial, despertar em cada cidadão o desejo de praticar esporte”, destacou o ministro, que acredita que o maior legado está em despertar nos jovens o desejo de praticar o esporte.

A reitora da UFSC, Roselane Neckel, filha do professor aposentado de atletismo Willibaldo José Neckel, homenageado com uma placa durante a cerimônia, atribuiu a conquista ao esforço e trabalho coletivo de muitas pessoas por mais de 30 anos. “Essa nova pista é para todos que derramaram o suor na antiga. Vamos celebrar este grande equipamento coletivo, partilhem conosco esta felicidade”.

Para o diretor do Centro de Desportos (CDS), Edison Roberto de Souza (CREF 000103-G/SC), idealizador do projeto de renovação da pista, a nova pista é uma vitória para o esporte. “Foi uma luta de cinco anos, agora concluída. Equipes universitárias e clubes de atletismo poderão usufruir a nova estrutura. Projetos de iniciação ao esporte e extensão permitirão o acesso da comunidade a este ambiente”. Uma nova pista de carvão ao lado do Campo Atlético ficará disponível para todos 24 horas por dia.

A pista da UFSC vai integrar a Rede Nacional de Treinamento de Atletismo. Com a pista de 400 metros de extensão e oito raias, a UFSC é uma das sedes selecionadas como opção de treinamento e aclimatação para as Olimpíadas Rio 2016. A estrutura é coberta com borracha natural do tipo Mondo. O espaço pode abrigar provas de corrida, saltos em altura, distância e triplo, arremesso de peso e lançamentos de dardo, martelo e disco. A projeção de atendimento após a inauguração é de 500 pessoas por semana, entre estudantes, comunidade externa à Universidade e atletas. As normas para utilização da pista serão as mesmas das para uso de outros espaços do CDS, com convênios e parcerias para projetos de extensão, como a piscina, e serão submetidas em breve ao Conselho Universitário (CUn).

Com informações da UFSC – Caetano Machado/ Jornalista da Agecom/DGC/UFSC 

Foto: Edison Roberto de Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *