Secretaria de saúde define critérios de priorização para a vacinação contra a Covid-19 - CREF3/SC - Conselho Regional de Educação Física de SC
Agenda do Profissional de Educação Física
11 de janeiro de 2021
Atenção: sistemas fora do ar, em manutenção corretiva
20 de janeiro de 2021

Secretaria de saúde define critérios de priorização para a vacinação contra a Covid-19

Vacina-04Os profissionais de Educação Física são profissionais da área da saúde e estão inclusos no grupo prioritário de vacinação do governo federal. No entanto, é preciso seguir a priorização proposta pelo Governo do Estado e municípios de atender profissionais que atuam diretamente na linha de frente de UTIs, por conta do número limitado de vacinas recebidas até o momento.

Em Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Saúde definiu, diante do quantitativo de doses recebidas, as prioridades dentro dos grupos indicados na primeira fase do Plano de Vacinação. Entre os profissionais de saúde, foi pactuado com os municípios critérios de priorização:

1. Profissionais que atuam nas UTIs COVID-19;
2. Profissionais que atuam nas Emergências COVID-19;
3. Profissionais que atuam no atendimento clínico hospitalar COVID-19;
4. Profissionais do SAMU;
5. Trabalhadores das Instituições de Longa Permanência de Idosos e de Residências Inclusivas (Serviço de Acolhimento Institucional em Residência Inclusiva para jovens e adultos com deficiência);
6. Equipes que estiverem diretamente envolvidas na vacinação dos grupos elencados para esta etapa.

A Secretaria da Saúde afirma que todos os trabalhadores da saúde serão vacinados, mas que a ampliação da cobertura será de forma gradativa, conforme a disponibilidade da vacina. Ainda em dezembro de 2020, o CREF3/SC encaminhou ofício à SES para que os profissionais de Educação Física, como profissionais da saúde, fossem inclusos no grupo prioritário de vacinação. “Encaminhamos ofício para reiterar a necessidade da vacinação dos profissionais de Educação Física, que são profissionais de saúde de acordo com as Resoluções 218/1997 e 287/1998 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Continuamos reforçando o encaminhamento e aguardamos retorno formal da Secretaria de Saúde”, destaca o presidente do CREF3/SC, prof. Irineu Wolney Furtado (CREF 003767-G/SC).

De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19, para receber as doses, será necessário apresentar documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde ou apresentação de declaração emitida pelo serviço de saúde. Isso vale para todos os trabalhadores de saúde priorizados nessa fase da campanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *