Profissionais de Educação Física podem se vacinar gratuitamente contra a influenza - CREF3/SC - Conselho Regional de Educação Física de SC
Participe: envie seu material para o Livro de Boas Práticas na Educação Física Catarinense
27 de abril de 2018
Curso de Educação Física da UNC Mafra realiza semana acadêmica em maio
30 de abril de 2018

Profissionais de Educação Física podem se vacinar gratuitamente contra a influenza

gripe campanha

Profissionais de Educação Física que atuam em serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade, bem como os professores de escolas de ensino infantil, fundamental, médio e superior das redes pública e privada de todo o Estado estão aptos a receber a vacina contra a Influenza 2018, dentro da 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, que em Santa Catarina começou dia 23 de abril  e se estenderá até o dia 1º de junho. A campanha nacional é realizada todos os anos na segunda quinzena de abril, mês que antecede o inverno, considerado o período de sazonalidade da doença. “O objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população-alvo para a vacinação no estado.”, informa o Secretário de Saúde de Santa Catarina, Acélio Casagrande.

A DIVE/SC destaca que a vacinação será oferecida gratuitamente em todas as 1.103 salas de vacina da rede pública de saúde do estado para os grupos prioritários. A meta é alcançar uma cobertura de pelo menos 90%. Até o momento, Santa Catarina recebeu 761.000 doses da vacina contra a influenza, o que representa 37% do total.

Portanto, profissionais de EF podem procurar os Postos da Rede Pública de Saúde portando Cédula de Identidade Profissional e cópia da resolução para a imunização. A Resolução nº 218/97 do Conselho Nacional de Saúde, reconhece os Profissionais de Educação Física como profissionais de saúde de nível superior integrantes do grupo prioritário para a vacinação contra a gripe.

 

Reforço na prevenção

A transmissão dos vírus Influenza se dá por meio do contato com secreções eliminadas pelas vias respiratórias da pessoa contaminada, ao falar, tossir ou espirrar. Ela também ocorre quando mãos e objetos contaminados entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

“O vírus da gripe permanece por horas no ambiente, principalmente em superfícies tocadas por diversas pessoas, como corrimões, interruptores de luz, maçanetas, carrinhos de supermercado, entre outras.”, ressalta a enfermeira Vanessa Vieira da Silva, Gerente de Imunização da DIVE/SC. O compartilhamento de materiais escolares, brinquedos, canetas, teclados de computador, por exemplo, também contribui para a transmissão. Por isso, segundo Vanessa, é importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou utilizar álcool gel, além de evitar tocar os olhos, a boca e o nariz após o contato com essas superfícies.

A DIVE/SC orienta a população a adotar cuidados simples para evitar a doença. Entre esses cuidados estão: lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto, não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar locais com aglomeração de pessoas. Saiba onde buscar a vacina no site: www.gripe.sc.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *