Profissionais da saúde terão acesso à informação científica - CREF3/SC - Conselho Regional de Educação Física de SC
SESC/SC lança o Dia do Desafio
18 de maio de 2012
Dia do Desafio reúne mais de 1,6 milhão de pessoas em SC
1 de junho de 2012

Profissionais da saúde terão acesso à informação científica

Os ministérios da Educação e da Saúde lançaram, nesta terça-feira, 29, em Brasília, o Portal Saúde Baseada em Evidências para Acesso dos Profissionais de Saúde. Marino Tessari, professor da Udesc e presidente do CREF3/SC, representou o presidente do CONFEF, Jorge Steinhilber, na solenidade.

O portal oferece, de forma prática, acesso a bases de dados com informações científicas e tecnológicas dirigidas a profissionais indicados pelo Ministério da Saúde. O conteúdo é oferecido por meio do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A iniciativa permitirá aos profissionais da saúde acesso, de forma ágil e eficiente, a bases específicas de saúde baseada em evidências, além de textos completos e referenciais focados na área.

Para desenvolver a página, foi realizado um levantamento junto a comunidades de pesquisadores da área de saúde, com o objetivo de identificar as bases de dados mais adequadas para atender às necessidades dos profissionais dessa área. Em novembro de 2011, após análise dos pareceres técnicos, o Ministério da Saúde informou as escolhidas. A partir dessa seleção, a Capes intermediou a negociação com os editores e assinou as seguintes bases: Embase, Hospital Collection, Dynamed, Atheneu, Best Practice e Micromedex.

Para ter acesso à página, os profissionais de saúde precisam estar vinculados ao conselho profissional de uma das seguintes áreas: biologia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia e terapia ocupacional, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, psicologia e serviço social. Os conselhos de medicina, odontologia, Farmácia e Psicologia já têm acesso ao Portal, os demais poderão acessar nos próximos dias.

Acesse o portal Saúde baseada em evidências

Acesse o Portal de Periódicos da Capes

Informações: MEC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *