Posicionamento do CREF3/SC perante o cancelamento dos eventos do calendário esportivo oficial de SC - CREF3/SC - Conselho Regional de Educação Física de SC
CREF3/SC realiza Seminário Regional de Formação Continuada da Grande Florianópolis
14 de agosto de 2015
Acompanhe a fiscalização do CREF3/SC
26 de agosto de 2015

Posicionamento do CREF3/SC perante o cancelamento dos eventos do calendário esportivo oficial de SC

O Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina (CREF3/SC) entende que a escola é fundamental na formação integral e na construção da cidadania, sendo que a Educação Física e a prática de esportes têm papel destacado nesse processo.

Sabemos que os países com os melhores índices de desenvolvimento humano (IDH) são também aqueles que historicamente investem em educação, cultura e esporte. Portanto, a promoção de eventos esportivos para escolares deve ser compreendida como um investimento para a formação integral e não um gasto em atividades supérfluas ou dispensáveis.

Os profissionais de Educação Física de Santa Catarina, representados por este Conselho, orgulham-se por atuar num Estado com indicadores de desenvolvimento e qualidade de vida acima da média nacional, justamente por ter uma população com bons níveis educacionais e que valoriza a cultura e o esporte em todas as etapas da vida. Tais valores estão presentes em recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU) endereçadas a todos os governos como parte integral dos direitos essenciais do ser humano.

Neste sentido, apelamos para que as políticas públicas do Estado voltadas para o Esporte sejam consideradas questões fundamentais para a população catarinense. Mais ainda, que se respeitem as necessidades e expectativas de crianças e adolescentes nas escolas catarinenses quanto ao direito da prática esportiva e participação nas competições tradicionalmente realizadas em todas as categorias – JESC, OLESC, PARAJESC, entre outras. Deve-se assegurar o cumprimento do calendário anual, a orientação de profissionais de Educação Física habilitados e a organização das competições pelos órgãos competentes, garantindo-se os recursos necessários para tais realizações.

Finalmente, destacamos que o Esporte, como fenômeno cultural e educativo, é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, garantindo a oportunidade a todos da participação efetiva e concretização de sonhos, sem interrupção de projetos educacionais mais amplos e previamente estabelecidos pela sociedade, contribuindo para uma nação mais saudável, digna e solidária.

Eloir Edilson Simm (CREF 000251-G/SC)
Presidente do CREF3/SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *