NASF é tema de livro que será lançado por profissional de Educação Física - CREF3/SC - Conselho Regional de Educação Física de SC
Nota de Esclarecimento – Metodologia Zumba®
4 de agosto de 2016
CREF3/SC dá andamento às conciliações de Dívida Ativa
10 de agosto de 2016

NASF é tema de livro que será lançado por profissional de Educação Física

NASF para Prof Educação FísicaO Profissional de Educação Física Paulo Sérgio Cardoso da Silva (CREF/SC 011846-G/SC) lança na próxima quarta-feira, 10 de agosto, o livro “Núcleo de Apoio à Saúde da Família: aspectos legais, conceitos e possibilidades para a atuação dos Profissionais de Educação Física”. O lançamento será na Livraria Catarinense do Continente Park Shopping, em São José, às 19h30.

A obra é a primeira no país a abordar, de maneira sistematizada, as possibilidades de atuação do Profissional de Educação Física na Atenção Básica à Saúde, por meio dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). “Senti muitas dificuldades em buscar materiais que abordassem de maneira aplicada as possibilidades de atuação do profissional de Educação Física no NASF. Mesmo conhecendo os conceitos de atividade física e saúde, e estando em constante contato com os Cadernos de Atenção Básica nº 27 e nº 39, que norteiam a modo de atuação dos profissionais no NASF, não encontrei a intersecção destas informações em um único material. Ainda neste contexto, foi solicitado aos profissionais do NASF (que na ocasião estava em processo de implantação no município de São José) que fosse construído um protocolo de atuação por área, e como na época só havia eu de profissional de educação física, acabei “me empolgando” de tal modo que, com alguma energia a mais, este material pudesse ter o corpo de um livro. Deu certo!”, comenta o autor. A Resenha na contracapa foi feita pelo Professor Marino Tessari (CREF 000007–G/SC).

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família, criados em 2008, visam apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações. Isso se dá por meio de uma equipe multidisciplinar na qual diferentes especialidades podem fazer parte, a se destacar os profissionais de Educação Física (quinta profissão mais presente nas equipes NASF do Brasil). Dentre as possibilidades de atuação dos profissionais do NASF estão os atendimentos individuais, domiciliares e compartilhados; as atividades de grupos; as ações de educação em saúde (com a população como alvo) e educação permanente (com foco na capacitação dos demais profissionais da rede); bem como as reuniões de alinhamento, muito necessárias. Neste contexto, o profissional de educação física pode atuar e propor inúmeras ações dentro destas possibilidades, a partir da aproximação com a Equipe Saúde da Família e demais colegas do NASF. A comunicação horizontal entre estes profissionais se dá por meio de uma importante ferramenta, o matriciamento. “Contudo, nossa atuação nas equipes NASF vem para enriquecer o leque de possibilidades da Atenção Básica, despertando nos usuários do SUS a busca constante por uma vida mais ativa, equilibrada e com maiores índices de qualidade de vida”, complementa Paulo Sérgio.

Paulo Sérgio é graduado em Educação Física (UFSC) e Administração Pública (UDESC), possui especialização em Fisiologia do Exercício e Gestão em Saúde e mestrado em Saúde Coletiva pela FSC. Atualmente é coordenador dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família do município de São José/SC.

Lançamento do livro: “Núcleo de Apoio à Saúde da Família: aspectos legais, conceitos e possibilidades para a atuação dos Profissionais de Educação Física”.

Data e horário: 10 de agosto 2016 (quarta-feira) das 19:30 às 21:30.

Local: Livraria Catarinense do Continente Park Shopping (São José).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *