Curso de Educação Física promove terceira edição do ?Ativa UFSC III?
4 de novembro de 2011
Jogos Escolares de Santa Catarina encerram em Concórdia
8 de novembro de 2011

Ministro da Saúde anuncia a instalação de 90 academias ao ar livre em SC

Santa Catarina deve receber 90 academias ao ar livre em 84 cidades pelo Programa Academia da Saúde, do Ministério da Saúde. Em todo o país, 1.828 municípios devem ser beneficiados com 2 mil unidades.

Um dos objetivos do projeto é mudar os índices apurados pelo estudo Vigitel 2010: 16,4% da população brasileira é sedentária e apenas 15% dos adultos são ativos no tempo livre.

Lançada no último mês de abril, a iniciativa é uma das estratégias para previnir as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), relacionadas ao tabagismo, álcool, sedentarismo, alimentação inadequada e obesidade.

A meta do governo federal, através do Plano de Ações Estratégicas para Enfretamento das DCNT, é reduzir em 2% ao ano as mortes causadas por essas doenças.

— As Academias da Saúde são mais do que espaços públicos de lazer: trata-se de meios de acesso às práticas corporais pela maioria da população, com impacto direto na qualidade de vida e na saúde das pessoas — declarou o ministro Alexandre Padilha sobre o programa.

Outra preocupação do ministério é a obesidade: segundo o Vigitel 2010, 48% dos brasileiros estão acima do peso e, desses, 15% são obesos.

Informações: Diário Catarinense

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *