Lançada seleção pública para Programa Petrobras Esporte & Cidadania - CREF3/SC - Conselho Regional de Educação Física de SC
Fique atento à nova forma de atendimento do CREF3/SC: acesse o e-CREF
3 de dezembro de 2010
CREF3/SC participa de formaturas de Educação Física na Grande Florianópolis
12 de agosto de 2011

Lançada seleção pública para Programa Petrobras Esporte & Cidadania

Foi lançada na última segunda-feira (1/8), no Rio de Janeiro, a Seleção Pública 2011 do Programa Petrobras Esporte & Cidadania. Através de processo seletivo, a Petrobras investirá R$ 30 milhões no período de dois anos em projetos voltados ao desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio do esporte, alinhados aos princípios de inclusão, educação integral, cidadania e diversidade. A iniciativa é uma parceria com o Ministério do Esporte. As inscrições podem ser feitas gratuitamente entre os dias 1º agosto de 2011 e 1º de março de 2012, no site do Programa Petrobras Esporte & Cidadania (www.petrobras.com.br/ppec).

Durante o período de inscrições, a Petrobras promoverá Caravanas Esportivas em todos os estados brasileiros. Trata-se de oficinas para capacitação de organizações sociais em elaboração de projetos. Haverá também atendimento virtual, disponível no site do programa. A Seleção Pública de Projetos é uma iniciativa estratégica do Programa, que visa democratizar o acesso de organizações sociais, em todo país, aos recursos da Petrobras no segmento de Esporte Educacional. Representará o maior investimento já realizado por uma empresa nesta área. A divulgação pública dos resultados do processo seletivo será feita até junho de 2012, pela imprensa e pela internet, em www.petrobras.com.br/ppec.

O presidente da Petrobras em exercício, Renato de Souza Duque, destacou que “Entre 2003 e 2010 a Petrobras dobrou o patamar anual de investimentos em projetos ambientais, culturais, sociais e esportivos, bem como o volume de recursos e números de projetos aprovados em seleções públicas. E hoje, deu mais um passo nessa direção ao incluir o esporte entre as áreas contempladas em seleções públicas. Para a companhia, antes de qualquer resultado ou medalha está o atleta e, antes do atleta, estão crianças e jovens que se formam na escola. Além disso, o investimento em esporte educacional poderá contribuir para o surgimento de novos atletas.”

Para Wilson Santarosa, gerente executivo da Comunicação Institucional, o “objetivo principal deste programa é a promoção da saúde e da qualidade de vida. Além de apoiar projetos que preservam a história do esporte, com esse programa a Petrobras vai contemplar projetos educacionais, que contribuem para a formação de cidadãos.”

Ana Moser, presidente do Instituto Esporte & Educação, afirmou que o projeto de seleção pública Esporte e Cidadania é o caminho para o desenvolvimento de grandes atletas em todos os lugares do país. “Que potência o Brasil vai ser quando toda a sua população tiver acesso democrático ao esporte. Vida longa a esse programa e que muitos brasileiros sejam alcançados por essa iniciativa”.

Também participaram do evento a representante-adjunta do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil, Antonella Scolamiero, a ginasta brasileira, Jade Barbosa, o ex-jogador de futebol Raí, representando a ONG Gol de Letra, e a ex-jogadora de vôlei de praia e campeã olímpica em 1996 Jacqueline Silva, entre outros representantes do esporte.

Caravanas esclarecem dúvidas sobre Seleção Pública de projetos esportivos

Durante o período de inscrições para o Programa Petrobras Esporte & Cidadania, a Petrobras vai realizar em todos os estados brasileiros as Caravanas Esportivas, com o objetivo de divulgar a seleção, promovendo assim a igualdade de acesso aos interessados. Livres e gratuitas, as Caravanas são oficinas presenciais que vão capacitar as instituições para a elaboração de projetos. Uma semana antes de cada oficina, um atleta ou ex-atleta de renome irá à cidade que receberá a caravana para divulgar o evento e convidar as instituições a participar. Além das caravanas presenciais, a Petrobras começa, em setembro, o atendimento online às instituições interessadas em inscrever projetos esportivos na Seleção Pública do Esporte & Cidadania. Até o término do período de inscrições, das 9 às 21 horas, uma equipe de especialistas ficará à disposição para prestar esclarecimentos às instituições interessadas.

O atendimento virtual complementa as visitas das Caravanas Esportivas, que serão realizadas nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. No site do Programa Petrobras Esporte & Cidadania (www.petrobras.com.br/ppec), serão divulgadas as datas e os locais de realização das oficinas nas quais a equipe técnica da Petrobras e do Ministério do Esporte esclarecerá as dúvidas das instituições.

O Programa Petrobras Esporte & Cidadania

Em outubro de 2010, a Petrobras lançou o Programa Petrobras Esporte & Cidadania, a mais abrangente iniciativa de apoio ao esporte do país. O programa vai destinar, até 2014, recursos a quatro diferentes segmentos: Esporte de Rendimento – boxe, esgrima, remo, taekwondo e levantamento de peso -, Esporte Educacional, Esporte de Participação e Memória do Esporte.

O lançamento do Programa Petrobras Esporte & Cidadania consolida a posição da Companhia como a maior incentivadora do esporte brasileiro, contribuindo para a formação de novas gerações de brasileiros que valorizem atributos como disciplina, ética e superação de desafios. E, principalmente, para transformar o esporte numa ferramenta para promover a inserção social de Norte a Sul do país.

Informações: Petrobras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *