Intercâmbio Nacional de Capoeira - CREF3/SC - Conselho Regional de Educação Física de SC
CEFID/UDESC realiza Seminário (Bio)Ética em Educação Física
21 de novembro de 2011
Quer chegar aos 100 anos? Pratique exercícios físicos
25 de novembro de 2011

Intercâmbio Nacional de Capoeira

Capoeira é a embaixadora cultural brasileira por excelência. Espalhada por mais de cento e cinquenta países em todos os continentes, o jogo – forma mais adequada de designar a prática, segundo Fernando Bueno, o Mestre Tuti – é vivenciado pelos mais diferentes perfis sociais: aulas em centros de educação infantil, ensino fundamental, médio e superior; pessoas com deficiências diversas; centros de reabilitação psicossocial; idosos; etc.. Em todos os ambientes, sob o comando do berimbau, a corporeidade e a linguagem brasileiras são o norte das intervenções.

No meio acadêmico, a Capoeira já faz parte da grade curricular em diversas faculdades, e em outras está como disciplina optativa; além disso, os trabalhos de conclusão de curso, teses e dissertações sobre essa temática estão em ascendência qualitativa e quantitativa.

Como contribuição ao cenário descrito acima, a Associação Cultural Capoeira na Escola promoverá, no próximo dia 28 (2ª-feira, 10h, auditório I), nas dependências do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Estadual de Santa Catarina (CEFID-UDESC), uma vivência em Capoeira Regional com os Mestres: Boinha, Nenel e Nalvinha, baianos e representantes do responsável pela expansão da Capoeira no mundo, Mestre Bimba. A mediação da vivência (teórica e prática) será feita por Mestre Tuti.

Essa ação gratuita faz parte das atividades do Intercâmbio Nacional de Capoeira e tem o apoio do Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *