Frente Parlamentar do Esporte apresenta prioridades na primeira reunião - CREF3/SC - Conselho Regional de Educação Física de SC
CREF3/SC realiza reunião da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional na Unoesc Joaçaba
27 de março de 2019
CREF3/SC participa do II Simpósio de Governança em Organizações do Esporte
29 de março de 2019

Frente Parlamentar do Esporte apresenta prioridades na primeira reunião

frente parlamentarNa primeira reunião da Frente Parlamentar do Esporte da Assembleia Legislativa, realizada na terça-feira, 26 de março, na Alesc, o projeto da reforma administrativa do governo do Estado que prevê a extinção da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e a falta de fundos de recursos próprios para manter as políticas públicas da Fesporte foram amplamente discutidas por representantes do setor e parlamentares integrantes da frente. Os deputados decidiram priorizar estudos sobre a reforma, atuar para implantação do Plano Estadual de Esporte e Lazer (PEEL) e para que o governo do Estado dê maior autonomia financeira e administrativa a Fesporte. Participaram da reunião os conselheiros Darcio de Saules (CREF 000170-G/SC), representando o CREF3/SC, Marino Tessari (CREF 000007-G/SC), representando o CONFEF, o gestor do CREF3/SC, Jean Carlo Leutprecht (CREF 000012-G/SC) e o assessor de Atividades Externas do CREF3/SC, Juliano Prá (CREF 000258-G/SC).

Com auditório lotado por representantes do setor, dez deputados manifestaram apoio ao desenvolvimento do esporte catarinense, destacando a importância econômica e social para todos os municípios com os eventos promovidos pela Fesporte. O coordenador da frente, deputado Fernando Krelling, conselheiro do CREF3/SC, disse que a meta é de promover a cada dois meses reuniões para discutir as prioridades do esporte e que neste primeiros dias haverá uma preocupação com a reforma administrativa do governo. “Queremos mais autonomia para o setor e não que o esporte fique apenas como um braço de uma secretaria.”

O coordenador de grupo de servidores da Fesporte, Santur e da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Alzeni Machado, entregou um documento a todos os deputados integrantes da frente parlamentar alertando para o “desmantelamento” dos três setores com a reforma administrativa enviada pelo governo do Estado. Pediu que seja promovido uma audiência pública para questionar a mudança de estrutura e que os deputados defendam a continuidade de uma Secretaria de Estado para o Turismo, Cultura e Esporte. “Estamos levantando dados da importância econômica e social destes três setores para apresentar aos deputados e ao governo. Somente a Fesporte, com dez eventos estaduais, movimentou em torno de R$ 70 milhões de retorno aos municípios onde foram realizados.”

O presidente da Fesporte, Rui Godinho, defendeu que a frente parlamentar trabalhe para que a entidade tenha autonomia administrativa e financeira, com a criação de um fundo específico para estimular as competições esportivas. Pediu ainda que o Plano Estadual de Esporte e Lazer (PEEL) seja regulamentado na Assembleia Legislativa, para que o governo do estado tenha uma política pública para o setor. “Infelizmente hoje nós não temos dados históricos e econômicos da Fesporte e não temos autonomia financeira, por isso defendemos a criação deste fundo e a implantação do Plano Estadual de Esporte.”

Manifestaram apoio aos trabalhos da frente parlamentar do esporte os deputados: Fabiano da Luz (PT), Jessé Lopes (PSL), Coronel Mocellin (PSL), Paulinha (PDT), Laércio Schuster (PSB), Luciane Carminatti (PT), Marcius Machado (PR), Ricardo Alba (PSL) e Sergio Motta (PRB).

Informações: Agência Alesc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *