Dia do Profissional de Educação Física é celebrado no Legislativo - CREF3/SC - Conselho Regional de Educação Física de SC
Nota de esclarecimento
26 de agosto de 2015
Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina realiza Sessão Ordinária em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física
31 de agosto de 2015

Dia do Profissional de Educação Física é celebrado no Legislativo

Em alusão ao Dia do Profissional de Educação Física, celebrado no Brasil em 1º de setembro, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina prestou uma homenagem aos profissionais da área, na noite desta quinta-feira (27). A solenidade, conduzida pelo deputado Mario Marcondes (PR), foi proposta pelo deputado Jean Leutprecht (PCdoB) em reconhecimento a trajetoria de sucesso e a valorização de várias modalidades que englobam a profissão. Entre as grandes conquistas, a sua regulamentação através da Lei Federal nº 9696, de 1998, que possibilitou a criação dos Conselhos Federais e Regionais de Educação Física.

Ao considerar a homenagem uma forma de agradecimento às entidades que muito contribuem para o fortalecimento e valorização da profissão, Jean destacou a importância dos profissionais em relação ao bem estar físico das pessoas. Professor de Educação Física por formação há mais de 30 anos, o parlamentar enfatizou que esta é uma categoria que faz um grande trabalho em prol do esporte e saúde da população. “Ao fazer parte do setor da educação física posso assegurar que além da atividade fazer parte da formação física das pessoas, ela forma o caráter do cidadão, contribuindo de forma positiva nos valores da sociedade, como a educação, disciplina, entre outros fatores”, pontuou.

Em nome dos homenageados, o presidente do Conselho Federal de Educação Física, Jorge Steinhilber, agradeceu o reconhecimento do trabalho, uma vez que a categoria vem tentando mostrar para sociedade a importância do profissional, mostrando que o esporte é uma ferramenta e meio de desenvolvimento da sociedade e sua formação.

Na ocasião, Steinhilber lembrou que a Educação Física é uma área ampla e não se restringe apenas às academias e escolas, sendo que o profissional formado nessa área pode atuar com ginástica laboral, esportes e até mesmo em áreas recreativas. Porém, ele destaca que o profissional licenciado atua exclusivamente na educação básica, enquanto o bacharelado possibilita o trabalho em outras áreas não relacionadas com o ensino, como personal trainer.

Steinhilber explica que, independentemente da área em que o profissional de Educação Física atue, ele sempre está diretamente relacionado com a promoção da saúde e aumento da qualidade de vida da população. Assim sendo, é fundamental que um profissional formado e devidamente registrado acompanhe as atividades físicas realizadas em academias e escolas, por exemplo, para garantir que a atividade ocorra de maneira adequada, além de garantir a saúde de quem está praticando.

Já o presidente do Conselho Estadual de Educação Física, Eloir Edison Simm, lembrou que a qualidade de vida está relacionada a atividade física, porém a sociedade ainda vê o fator apenas como estar livre de doenças. “Porém esquece que para evitar as doenças é necessário praticar atividade física com um bom e apto educador físico. Precisamos de um trabalho integrado na aérea da saúde, como psicólogos, nutricionistas, médicos e professores de educação física para assegurar a qualidade de vida tão desejada”, argumentou.

Durante os pronunciamentos em reconhecimento a categoria, o Poder Legislativo entregou aos homenageados da noite uma placa comemorativa, e um certificado de parabéns ao trabalho prestado.

Fonte: ALESC
Tatiani Magalhães
AGÊNCIA AL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *