Deputado apresenta projetos para promoção da saúde ao secretário de saúde de SC - CREF3/SC - Conselho Regional de Educação Física de SC
Vereador propõe parceria com o CREF3/SC para a promoção da saúde na capital
26 de novembro de 2019
Encontro dos Coordenadores de Educação Física discute Diretrizes Curriculares Nacionais
2 de dezembro de 2019

Deputado apresenta projetos para promoção da saúde ao secretário de saúde de SC

agencia alescO deputado e conselheiro do CREF3/SC Fernando Krelling (MDB) esteve nesta terça-feira, 26, com o secretário do Estado da Saúde de Santa Catarina, Helton de Souza Zeferino. Em pauta estava a intenção de inserir em Santa Catarina dois importantes projetos que unem a atividade física e profissionais da área na promoção da saúde. Além do secretário e do deputado, participou do encontro o conselheiro honorífico vitalício do Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina, Marino Tessari.

Fernando Krelling apresentou duas Indicações aprovadas no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina à Secretaria do Estado da Saúde. As duas foram acolhidas e tiveram resposta favorável do secretário Helton de Souza Zeferino.

Uma das sugestões é a ampliar o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, inserindo no projeto a residência de profissionais de enfermagem, nutrição, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia e de educação física. Hoje o programa conta apenas com residência médica.

“Este apelo vem no sentido de capacitar profissionais da área da saúde para que sejam capazes de promover, prevenir e recuperar a saúde de forma integral e igualitária na esfera dos direitos da cidadania”, destacou Fernando Krelling.

O deputado enfatiza que hoje este programa conta com o apoio da Ascop – Associação dos Conselhos Profissionais de Santa Catarina.

“Nosso outro pedido é para o Estado aderir ao Plano de Ação Global Sobre Atividade Física 2018-2030 da OMS. O objetivo é incentivar as pessoas a serem mais ativas e, assim, combater o sedentarismo e suas consequências”, explicou o parlamentar.

O plano de Ação Global foi lançado no ano passado e está sendo chamado de “Mais pessoas ativas para um mundo mais saudável”. A meta é reduzir o índice de inatividade física global em 15% até 2030. O plano estabelece quatro objetivos específicos e recomenda 20 ações políticas acerca de determinantes culturais, ambientais e individuais da inatividade.

“Este é um plano multidisciplinar bastante audacioso, mas importante para a promoção de saúde. Nosso papel enquanto deputado é fomentar a ideia e intermediar as discussões entre órgãos do governo e sociedade civil. Tivemos uma resposta muito positiva do secretário que irá providenciar uma série de estudos técnicos para a viabilização da adesão”, finalizou Fernando Krelling.

Assessoria deputado Fernando Krelling

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *