Coordenadores de curso de Educação Física discutem os desafios da formação profissional - CREF3/SC - Conselho Regional de Educação Física de SC
Eleições 2018: mantenha seu cadastro atualizado e participe do pleito
17 de abril de 2018
Inscrições abertas para o Workshop de Capacitação e Atualização Profissional de Jaraguá do Sul
18 de abril de 2018

Coordenadores de curso de Educação Física discutem os desafios da formação profissional

IMG-20180413-WA0034Os desafios da formação profissional no contexto de uma sociedade competitiva e baseada na tecnologia nortearam o Encontro Estadual de Coordenadores de Curso de Educação Física, realizado pelo CREF3/SC nos dias 13 e 14 de abril, em São José. Coordenadores de 22 cursos de Educação Física de Santa Catarina estiveram reunidos para debater temas sobre os requisitos para a formação profissional na licenciatura e no bacharelado, com palestras e relatos de experiências de projetos pedagógicos desenvolvidos nas universidades de Santa Catarina.

Para a conselheira Patrícia Esther Fendrich Magri (CREF 001487-G/SC), presidente da Comissão de Ensino Superior do CREF3/SC, a cada encontro de coordenadores, o Conselho demonstra a preocupação com o profissional de Educação Física, nesse caso, em especial, com a formação inicial. “O evento oportuniza momentos de discussão que permitem trocas de experiências e o entendimento de que compartilhamos muitas dificuldades nas universidades de norte a sul do Estado. Essa troca torna o trabalho, que é árduo e intenso, mais leve no dia-a-dia”, destacou.

Neste encontro, a abordagem das questões tecnológicas na educação foi uma constante. “A inclusão da tecnologia no ensino é necessária já que a tecnologia é a linguagem que o mundo está vivenciando. Precisamos instrumentalizar nosso estudante para enfrentar e dar conta da atuação profissional no futuro”, enfatizou Patrícia. “O tema tecnologia foi levantado pelos palestrantes, nos diversos assuntos abordados, destacando que não podemos ancorar o ensino nos parâmetros nos quais fomos formados. Hoje temos uma nova dinâmica para o ensino e aprendizagem”, completou.

O coordenador do curso de Educação Física da Unidavi, de Rio do Sul, Júlio Cezar Nasário (CREF 002157-G/SC) considera muito relevante discutir assuntos tão comuns aos coordenadores de curso de todo o Estado. “Independentemente da região, as resoluções acabam impactando em todas as instituições. Podemos compartilhar as angústias, debater sobre os desafios e verificar, a partir disso, quais as oportunidades de melhoria nas matrizes curriculares, na carga horária dos cursos. Este encontro, em especial, trouxe a questão da curricularização da extensão, que é um trabalho que teremos a operacionalizar, além de dar conta das demandas da licenciatura e do bacharelado”, afirmou, destacando ainda a importância da periodicidade do evento. “Ao menos dois encontros anuais auxiliam muito nesse processo de troca de informações”, finaliza.

O encontro contou com palestras sobre “Os desafios da formação profissional nos dias atuais”, ministrada pelo Prof. Dr. Gildo Volpato (CREF 000158-G/SC), vice-presidente do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, “Requisitos da formação para atuação na área da saúde, considerando a competitividade e a tecnologia (bacharelado)”, ministrado pelo Prof. Me. Paulo Sérgio Cardoso da Silva (CREF 011846-G/SC) e “Requisitos da formação para atuação profissional de Educação Física na Educação Física Escolar (Licenciatura)”, ministrado pela Prof. Dra. Maria Helena da Silva Ramalho (CREF 015993-G/SC).

20180413_145329(1)20180414_104848 20180413_174042

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *