Encontro reúne profissionais de Educação Física de todo o Estado - CREF3/SC - Conselho Regional de Educação Física de SC
Livro de Boas Práticas: envie sua proposta até o dia 30/06
27 de junho de 2016
Conselheiros do CREF3/SC se reúnem em Plenária
29 de junho de 2016

Encontro reúne profissionais de Educação Física de todo o Estado

DSC02288Cerca de 150 profissionais de Educação Física e gestores de estabelecimentos que oferecem atividades físicas e esportivas participaram nos dias 24 e 25 de junho do 1º Encontro Catarinense de profissionais de Educação Física, realizado no Costão do Santinho, em Florianópolis. Na abertura do Encontro, o atleta de marcha atlética Mário José dos Santos Júnior, inspirou os presentes com os desafios de chegar aos Jogos Olímpicos, contando sua experiência e dura preparação para os jogos. “A Olimpíada tem o poder de fazer todo o esforço e trabalho valerem a pena”, destacou. “É uma vida inteira de preparação, que transforma e emociona todos os envolvidos”, completou Mário. Logo após a palestra de abertura, o ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima deu as boas vindas aos profissionais e aos atletas inscritos para o Mountain Do.

O evento, que começou com a programação paralela voltada aos gestores, levantou assuntos relevantes para a área e destacou a importância de uma gestão atenta às normas para o crescimento dos empreendimentos. Em palestra, o presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização do CREF3/SC Fabiano Braun de Moraes (CREF 001807-G/SC), juntamente com o conselheiro Paulo Rogério Maes Júnior (CREF 001385-G/SC), destacou os procedimentos da atuação da comissão, além dos aspectos legais e ético profissionais. Já a conselheira Zulma F. Stolf (CREF 008698-G/SC) trouxe orientações jurídicas importantes na gestão do segmento de academias. A coordenadora da Academia Viva Fitness, de Blumenau, Stephany Sbardelotto, ficou muito satisfeita com a troca de informações entre os participantes. “Não esperava uma sinergia tão grande. A palestra da conselheira Zulma trouxe muitas informações aos participantes. E, entre os pontos principais do evento, destaco as diferenças de atuação os autônomos, que foi bastante esclarecedor”, comentou.

O profissional de Educação Física Edson Carmo (CREF 005807-G/SP), que veio participar do Mountain Do, aproveitou e passou a tarde no encontro de gestores. Para ele, é fundamental essa aproximação entre Conselho e profissionais, principalmente promovendo discussões que aprimorem a profissão e a atuação profissional. Ainda durante a tarde, o diretor executivo da Guarani Sport, Marcos Fernando Luiz, apresentou o Programa Cultivar, que propõe uma nova metodologia de ensino de esportes nas escolas. O Programa Cultivar capacita os profissionais de Educação Física das escolas franqueadas em oito modalidades esportivas: Atletismo, Badminton, Basquete, Futebol, Hóquei, Tênis, Vôlei e Xadrez.

No sábado, o primeiro curso Personal Coach: O passo a passo do sucesso movimentou os profissionais e estudantes, com os palestrantes Tiago Cristiano Regis Barboza (CREF 005286-G/SC) e Diego Furtado Lima (CREF 010837-G/SC). Em quatro horas, eles mostraram como a técnica pode auxiliar o treinamento e até mesmo o cotidiano. Kelly Cristina Pinheiro (CREF 013150-G/SC), profissional de EF, pretende utilizar os ensinamentos na atuação como profissional. “A iniciativa foi muito boa e espero em breve participar de mais encontros como esse, com cursos focados nos profissionais, com grande intercâmbio entre os participantes”.

No curso da tarde COLUNA: da prevenção ao tratamento da hérnia de disco, o profissional Cristiano Gomes Sanchotene (CREF 009045-G/SC) apresentou novidades e técnicas para prevenir as lombalgias. Valdecir Zarske Junior (CREF 019785-G/SC) veio de Balneário Camboriú para se aperfeiçoar com o palestrante. “Essa palestra despertou meu interesse em participar do encontro. Vim por esse motivo, mas me surpreendi com todo o evento”, afirmou o profissional, que pretende se especializar na área de biomecânica.

O presidente do CREF3/SC, Irineu Wolvey Furtado, destacou a importância da interação entre os profissionais e o Conselho, que será o fomentador de encontros como esse. “Para comemorar o Dia do Profissional de Educação Física faremos um evento com cursos, palestras e muita troca de conhecimento, propondo uma transformação positiva e um maior envolvimento com o CREF3/SC”, pontuou Irineu.

Aguarde as novidades no site do Conselho!

Confira a galeria de fotos do evento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *